E se na disciplina de Educação Visual te propuserem alterar o Logotipo de uma Empresa que conheças?
Este foi o desafio lançado a uma turma de 8º ano do novíssimo Colégio de Stº André, na Venda do Pinheiro.
No imaginário destas crianças surgem rapidamente algumas marcas de carros, na sua maioria, mas para a Beatriz Pedrosa surgiu uma Empresa de Transportes, a LASO – “Pela sua dimensão, por estar sediada na Venda do Pinheiro e porque todos os dias nos cruzamos com um camião da LASO na rua. E pelo meu pai!” – Beatriz é filha de Pedro Pedrosa, Administrador da LASO.
Como disciplina focalizada no desenvolvimento da expressão artística e da criatividade dos seus alunos, a tarefa não se adivinhava fácil. Os alunos teriam de recriar um logotipo de uma empresa e adaptá-lo em diversos formatos nomeadamente para envelopes, papel de carta e cartões-de-visita.
“Pretendia fugir do original sem perder o conceito formal da imagem da LASO. Mas a maior dificuldade esteve na escolha do tipo de Letra.” Conta-nos a Beatriz que chegou mesmo a “pensar em mudar a cor do Logotipo para verde mas acabou por ficar o azul”.
O processo de criação foi criterioso. Os traços existentes no envelope “fazem alusão às estradas” por onde caminhamos diariamente com os nossos camiões. E o cartão de visita é diferente no seu formato, “mais original e diferente do habitual”, mostrando a nossa irreverência e espírito de iniciativa.
O professor gostou, a Beatriz teve uma excelente nota e a LASO agradece esta nova ideia que, seguramente, servirá de inspiração para o futuro!