A LASO na RTP1 na série “Esta é a minha família”
Link para o episódio completo no site da RTP
Numa casa onde convivem 5 elementos – os pais e três filhos – vamos perceber como se gere o dia-a-dia desta família independentemente da ausência do “chefe de família”. Casados há 14 anos Carla e Leonel têm três filhos, a Beatriz com 12 anos, frequenta o 6º ano, o Tomás com 11 anos, frequenta o 5º ano e Dinis com 7 anos, frequenta a 2ª classe. Construíram a sua casa em Moleanos de Évora onde vivem desde sempre. Leonel com 35 anos é camionista há 11 anos, paixão antiga desde pequeno quando via passar os camiões na estrada em frente a casa.
Carla com 35 anos trabalhava com Leonel antes de este ser camionista, após o nascimento dos filhos dedicou-se aos mesmos e a ser dona de casa. Alguns anos mais tarde volta a estudar com o intuito de completar o 12º ano. A Família Gonçalves partilha as vantagens e desvantagens da vida de um camionista de longo curso, como é viver com um pai ausente a maior parte do tempo e como é possível a união e interajuda entre os vários elementos do agregado familiar. Portugal é muito mais do que apenas o seu território. É formado por pessoas, todas diferentes, que se agrupam em dinâmicas familiares únicas e que constituem a base do nosso país. Nesta série documental, vamos acompanhar o dia-a-dia de diferentes famílias e perceber de que forma se enquadram e interagem em diferentes contextos geográficos e sociais.
Como é que uma família numerosa gere a sua rotina diária?
Como vive um jovem casal de um centro urbano?
O que leva uma família estrangeira a escolher o nosso país para viver?
Como se ultrapassa o preconceito de residir num bairro social?
Atrás de cada porta há uma história para ser contada e através de depoimentos e momentos característicos de cada dinâmica familiar vamos fazer um retrato de Portugal família a família. Em cada episódio, uma família será a protagonista. Vamos conhecer os membros que a constituem, conhecer a sua história e vida diária e acompanhar momentos-chave que a permitam caracterizar. Ao longo do programa, depoimentos na primeira pessoa de cada um dos elementos, permitirão contextualizar os acontecimentos mostrados e retratar os conflitos, receios e aspirações de cada um. Em cada episódio, uma família será a protagonista!